A Empresa

Foi criada em 1998 com a finalidade de atuar na Educação Profissional. Produz para todas as áreas da economia manuais, cartilhas, vídeos, CD-ROMs, material para ensino à distância e outros documentos técnicos para treinamento.

Utiliza metodologia própria e técnicas desenvolvidas a partir de processos específicos para a educação profissional ou capacitação de mão de obra, como os da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Centro Interamericano de Formação Profissional para América Latina e Caribe (Cinterfor), do sistema S para a formação profissional e outros baseados no ensino estruturado, visando à educação continuada.

A empresa pode, também, atuar tanto no treinamento de multiplicadores quanto no treinamento de trabalhadores, em parceria com outras instituições ou empresas, em todos os Estados do Brasil.

 

 

Estrutura organizacional

Dado às peculiaridades de uma editora, de ter no seu processo editorial diversas etapas para a produção de um livro e de precisar de uma infraestrutura muito grande que demanda investimentos elevados, optou-se, quando necessário, pelo trabalho em parceria com outras empresas.

Atualmente, a empresa está se estruturando para colocar os seus produtos à venda no mercado nacional e exterior. 

 

 

Característica dos produtos

Os materiais instrucionais produzidos pela empresa caracterizam-se por possuir uma uniformidade de elaboração, apresentando a descrição dos temas ou das operações numa sequência lógica de aprendizado ou execução, inserindo em todo o conteúdo, quando este for operacional, informações tecnológicas para a correta execução das operações; precauções que visam à higiene e segurança do trabalhador; atenções no trabalho executado para a obtenção de um produto de qualidade que possa competir no mercado globalizado e conhecimentos para a preservação do meio ambiente, indicados no momento oportuno (antes, durante e após a execução de cada tarefa ou operação).

As instruções e informações apresentam redação de fácil compreensão. As mensagens didáticas são seguidas de ilustrações e formam um conjunto que assegura o entendimento dos temas e a efetiva execução de tarefas e operações.

O conteúdo, como um todo, apresenta os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que estão relacionados aos objetivos da ação de educação profissional.

O material instrucional é produzido por temas, ocupações ou competências, desdobrando-se em vários outros, dependendo da complexidade do conteúdo. Cada manual/cartilha corresponde a uma unidade de ensino. 

 

 

Produção de material instrucional

Na etapa de elaboração de originais participam especialistas de notória capacidade, atualizados com referência às inovações tecnológicas e treinados na metodologia de produção de recursos instrucionais.

Este material instrucional atende totalmente ao Programa de Expansão da Educação Profissional do MEC (Proep), ao Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador, ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), aos Serviços Nacionais de Aprendizagem Rural, Indústria, Comércio, Transportes e Cooperativismo, ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a outros programas de educação, capacitação ou formação profissional. Contribui, também, para o desenvolvimento integrado de habilidades básicas, específicas e/ou de gestão, definidas em função de uma análise ocupacional e de competências e das necessidades do mercado de trabalho. 

 

Áreas de atuação

Agricultura, Aquicultura, Extrativismo, Silvicultura, Pecuária, Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem, Construções rurais, Armazenagem e preservação de produtos agrossilvipastoris, Utilização de máquinas e equipamentos, Indústria, Agroindústria, Comércio, Manuais para prestação de serviços em diversos setores, Informática, Geoprocessamento, Administração rural, Cooperativismo, Educação e outros.  

 

Principais clientes

  • Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior – Abeas.
  • Campo Consultoria e Agronegócios.
  • Fundação Arthur Bernardes – Funarbe.
  • Fundação Franco-Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento – Fubras.
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai/DN (Departamento Nacional).
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar (Administração Nacional e Regionais do Mato Grosso, de Minas Gerais, do Distrito Federal, do Tocantins, do Amazonas, de Goiás e de Rondônia).